PPS2
Novos Materiais
Novos Materiais e Utilização Avançada de Fibras Naturais
O propósito geral deste PPS é a investigação e desenvolvimento, com engenharia e know-how portugueses, de novos materiais de elevada performance e a utilização avançada de fibras naturais com vista à concretização de novas soluções para aplicação em vestuário técnico e funcional direcionado para o desporto, a proteção, a saúde, o trabalho e o lazer.
A importância a nível mundial destas áreas, seja no domínio do saber académico ou no da atividade industrial e económica, é cada vez maior. Estudos de marketing demonstram que as principais preocupações dos consumidores atuais se prendem com a componente estética e a boa aparência do seu vestuário, com a qualidade do que “fica bem”. Porém, exigem, também cada vez mais, vestuário técnico e funcional de trabalho, de desporto, ou do dia a dia, que alie parâmetros de inovação, estética, design, proteção, conforto, multifuncionalidade, facilidade de manutenção e sustentabilidade, tudo a um preço competitivo.
Outra grande característica do consumidor dos dias de hoje é a sua consciência ecológica que se reflete na escolha de produtos ecossustentáveis, contribuindo assim para impactos positivos no meio ambiente, na economia e na sociedade.
Assim, e no sentido de capitalizar os avanços tecnológicos nesta área, neste PPS serão investigados e desenvolvidos novos substratos têxteis e processos tecnológicos que visam a obtenção de novas soluções tecnologicamente avançadas direcionadas principalmente para as áreas de desporto, proteção, saúde e “tecnomoda”, nomeadamente:
(i) Novos materiais responsivos à luz;
(ii) Novos materiais de elevada proteção ao impacto;
(iii) Novos materiais para vestuário de proteção aos raios-X;
(iv) Novos tecidos para aplicações de elevada performance, com base em fibras naturais;
(v) Novos tecidos multifuncionais com proteção UV à base de fibras naturais celulósicas.